Como se tornar um psiquiatra?

Meu caro amigo da Inspirali, já pensou em fazer Psiquiatria como sua especialidade depois dos 6 longos anos de Medicina? Sou suspeito para falar que essa é a melhor especialidade médica, mas vou te mostrar rapidamente o caminho da escolha.

 

Escolhendo a psiquiatria como profissão

Ao longo da vida, a saúde mental é a fonte de habilidades de pensamento e comunicação, aprendizado, resiliência e autoestima. Os psiquiatras fazem a diferença porque podem aplicar conhecimentos e entendimento médico ao tratamento dos pacientes com transtornos mentais de maneira culturalmente competente. Há uma riqueza incontável na diversidade de ser psiquiatra e cada vez mais estudantes de Medicina estão escolhendo a psiquiatria como carreira.

 

Como se tornar um psiquiatra?

Os estudantes de Medicina seguem um currículo padrão. Além de anatomia, bioquímica, fisiologia e tudo mais que vocês já estão cansados de saber, os alunos passam pela área da psiquiatria. Nos últimos dois anos, os alunos são designados para o internato, onde estudam e trabalham com médicos em pelo menos seis especialidades médicas diferentes, incluindo psiquiatria. Os estudantes de Medicina que passam por seus estágios de psiquiatria cuidam de pacientes com transtornos psiquiátricos no hospital e em ambientes ambulatoriais. Eles também têm a oportunidade de trabalhar com pacientes médicos e cirúrgicos que podem ter problemas psiquiátricos ou que têm dificuldade em lidar com suas doenças. Como a psiquiatria moderna coloca especial ênfase na relação entre mente e corpo, os alunos prestam especial atenção às questões de estresse e doença física, prevenção e mudança de comportamento, além de aprender a cuidar de pacientes com transtornos mentais graves. Após se formarem, os médicos podem optar por se especializar em Psiquiatria por meio de uma residência de 3 anos. Os médicos passam pelo menos três anos em Residência em Psiquiatria, aprendendo o diagnóstico, psicopatologia, metodologia e tratamento dos transtornos psiquiátricos, adquirindo habilidades valiosas em várias formas de tratamento, e no uso de medicamentos psiquiátricos e outras possíveis intervenções.

Muitos psiquiatras optam por fazer anos adicionais de treinamento em uma subespecialidade.

 

Psiquiatras podem se tornar “subespecialistas”?

Sim. Muitos psiquiatras continuam treinando além dos três anos iniciais. Eles podem estudar psiquiatria da infância e adolescência, psiquiatria geriátrica, psiquiatria forense (legal), psicoterapia.

A marca registrada da carreira de um psiquiatra é a diversidade e a flexibilidade. Embora alguns psiquiatras prefiram trabalhar apenas em um ambiente, outros trabalham em várias áreas, combinando, por exemplo, um consultório particular com trabalho em hospital ou centro de saúde mental comunitário, CAPS, UBS, etc.

Os profissionais definem seus próprios compromissos de trabalho e tempo de acordo com seus estilos de vida pessoais e necessidades.

Além disso, como a saúde mental afeta todas as raças, grupos étnicos e culturas, a especialidade da psiquiatria oferece oportunidades especiais para membros de grupos minoritários.

Bom, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais dessa área. Como disse, sou suspeito para falar bem, mas falo mesmo assim!

 

Luiz Dieckmann

@dr_luizdieckmann

Bipp.care – Projeto Angatu

Médico Psiquiatra – Embaixador da Psiquiatria e Saúde Mental da Inspirali

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top